Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Portal Discente

Orientações para matrículas 2018.2

Ensino, Estudante 8 de outubro de 2018. Visualizações: 2240. Última modificação: 16/10/2018 08:10:05

 

A Pró-Reitoria de Graduação informa aos alunos as recomendações, regras e procedimentos relativos à matrícula nas disciplinas para o semestre 2018.2.

Segue abaixo as regras específicas de cada período para alunos veteranos (que irão cursar a partir do 2° período) para os ingressantes e reingressantes em 2018.2 do SiSU, que realizaram aproveitamento de disciplinas) e dos demais processos seletivos.

Os períodos de matrícula se iniciam em horários diferenciados, permitindo assim um melhor monitoramento e solução de problemas pela SUTIC e  PROGRAD.

 

FASE DE MATRÍCULAONLINE PERÍODO AÇÕES  PERFIL QUE PARTICIPA
INÍCIO FIM INCLUIR DISCIPLINAS RETIRAR DISCIPLINAS
Matrícula 09/10(8h00m) 11/10(23h59m) PERMITIDO PERMITIDO A, B e C
Ajuste de matrículas 16/10(0h00m) 16/10(23h59m) PERMITIDO PERMITIDO A, B, C e D
Matrícula em vagas ociosas 25/10(0h00m) 26/10(15h00m) PERMITIDO BLOQUEADO A, B, C e D

 

PERFIS:

A: aluno que ingressou em semestre anterior a 2018.1 (veteranos);

B: aluno ingressante nos processos de vagas ociosas (reingresso, reopção,transferência e diplomados) e nas Engenharias de segundo ciclo do curso de Ciência e Tecnologia;

C: aluno em mobilidade interna de semestres anteriores e aluno ingressante via processo seletivo de reopção, reingresso, transferência e portador de diploma;

D: aluno ingressante via SISU em 2018.2, que já tenham vínculo com a UFERSA e realizaram aproveitamento de disciplinas;

Ressaltamos que na etapa de Matrícula em vagas ociosas, visando otimizar a ocupação das vagas disponíveis, só poderão ser realizadas as  solicitações de inclusão de disciplinas, não sendo permitido o cancelamento de matrícula em turmas já deferidas.

 

Orientações específicas:

  • Aqueles que desejarem efetuar o trancamento do semestres deverão realizar via SIGAA na opção SIGAA=>portal discente=>ensino=>trancamento de matrícula institucional=>trancamento de semestre). Lembramos que o não trancamento do semestre e não matrícula nas disciplinas acarreta em cancelamento de vínculo.
  • Alunos que estiverem com dois vínculos devido ao reingresso, terão o vínculo anterior cancelado somente após o processamento no dia 16/10.
  • Alunos que forem se matricular apenas em estágio ou TCC não é necessário efetuar matrícula em outros componentes. No período correto devem procurar a coordenação do curso para se matricular e não perder o vínculo com a insituição.
  • Discentes que solicitarão aproveitamento de disciplinas deverão procurar a coordenação de cursos para matrícula fora do prazo após o resultado do aproveitamento. Enquanto aguardam o resultado do aproveitamento deverão frequentar as aulas das disciplinas que pretender cursar para evitar faltas.
  • A partir do semestre 2018.2 aqueles que desejarem cancelar o vínculo com a instituição deverão solicitar via SIGAA na opção SIGAA=>portal discente=>ensino=>cancelamento de vínculo institucional.
  • Alunos possíveis formandos no semestre 2018.2 devem procurar as coordenações no caso de problemas com turmas com choque de horário.

➡ Matrícula nas disciplinas optativas do curso de Ciência e Tecnologia

Com base na RESOLUÇÃO_CONSEPE/UFERSA_Nº 002/2016, as matrículas nas disciplinas optativas do curso de Ciência e Tecnologia serão feitas exclusivamente online pelo sistema SIGAA. É necessário ter cumprido o requisito de 1230 (mil duzentas e trinta) horas de componentes obrigatórios cumpridos foi aplicado a essas disciplinas de acordo com o PPC do Curso de Ciência e Tecnologia. Portanto, discentes que não tenham atingido essa carga horária terão sua solicitação e matrícula indeferidas automaticamente pelo sistema.

 ➡ Matrícula dos discentes em Mobilidade Interna 

Os discentes participantes no programa de mobilidade interna (aprovados no programa em 2018.1 ou semestres anteriores) deverão fazer suas solicitações de matrícula exclusivamente pelo sistema SIGAA, que libera automaticamente a matrícula desses discentes em disciplinas fora de seu campus de origem.

 ➡  Matrícula em disciplinas fora do campus em que está vinculado

A matrícula em disciplinas fora do campus em que o discente está vinculado não é permitida, exceção feita aos alunos aprovados no Programa de Mobilidade Interna (ver item 2.)

 ➡ Matrícula dos ingressantes 2018.2

A matrícula dos ingressantes é realizada automaticamente pela PROGRAD e SUTIC seguindo a estrutura curricular atual do curso. Os ingressantes que já tiverem cursados disciplinas na UFERSA terão aproveitamento automático.

Os ingressantes que desejam aproveitar disciplinas de outras instituições deverão seguir o procedimento no período de 22 a 26/10/2018, para o semestre 2018.2, e do período de 29/10 a 28/02/2019, para lançamento do aproveitamento para o semestre posterior.

➡ Matrícula dos ingressantes das Engenharias 2018.2

Os ingressantes dos cursos de segundo ciclo (Engenharias) deverão entregar a documentação para realizar a matrícula institucional no Registro Escolar e de posse do número de matrícula fazer a solicitação de matrícula nas turmas 2018.2 no SIGAA.

 ➡ Horários e quantidade de vagas nas turmas

Problemas de choque de horários e de quantidade de vagas nas turmas devem ser tratados com as coordenações de curso. Os contatos estão disponíveis na página dos cursos de graduação

Informações úteis:

Portal Discente: Portal com as principais informações acadêmicas destinadas aos discentes.

Seção I – MENUS E TELAS DO SIGAA – Passo a passo de como realizar solicitação de matrícula online

Seção II – CRITÉRIOS DE PRIORIDADE NAS MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Seção III – VAGAS NÃO INICIAIS (Reingresso, Reopção, Transferidos e Diplomados)

Os alunos aprovados nos processos de seleção de vagas não iniciais (Reingresso, Reopção, Transferidos e Diplomados) deverão criar perfil de usuário no SIGAA e também solicitar matrícula nas disciplinas conforme seção I.

Seção IV – APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS – Orientações

Os alunos ingressantes por transferência ou portador de diplomas poderão solicitar o aproveitamento de disciplinas no período de 20 a 24/11 e após o resultado do aproveitamento poderão procurar a PROGRAD (prédio da reitoria) para possíveis ajustes de matrículas.

Seção V – Calendário acadêmico 2018.2

Seção VI – UFERSApp

O aplicativo oferece para os estudantes algumas funcionalidades, são elas: mapa geográfico dos campi da UFERSA (Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros), com a localização dos prédios e setores, incluindo campo de busca; visualização das disciplinas matriculadas e a localização do espaço físico; possível ver o cardápio diário do Restaurante Universitário (campus Mossoró); espaço para visualizar as notícias geradas no SIGAA para os alunos e formulário para os universitários enviarem sugestões para o melhoramento do aplicativo.

Seção VII – Dúvidas

Mossoró, 08 de outubro de 2018.

Rodrigo Nogueira de Codes
Pró-Reitor de Graduação