Orientações para solicitações de matrículas em disciplinas – 2021.1

Ensino, Estudante, matrículas 9 de julho de 2021. Visualizações: 3848. Última modificação: 12/07/2021 11:25:01

A Pró-Reitoria de Graduação informa aos discentes as recomendações, regras e procedimentos relativos à matrícula nas disciplinas para o semestre 2021.1.

Segue abaixo as regras específicas de cada período para alunos veteranos (que irão cursar a partir do 2° período), para os ingressantes e reingressantes em 2021.1 do SiSU, que realizaram aproveitamento de disciplinas e dos demais processos seletivos.

Os períodos de matrícula iniciam-se em horários diferenciados, permitindo assim um melhor monitoramento e solução de problemas pela SUTIC e  PROGRAD.

FASE DE MATRÍCULAONLINE PERÍODO AÇÕES  PERFIL QUE PARTICIPA
INÍCIO FIM INCLUIR DISCIPLINAS RETIRAR DISCIPLINAS
Matrícula 12/07 (9h00m) 14/07 (23h59m) PERMITIDO PERMITIDO A, B
Ajuste de matrículas 15/07 (0h01m) 16/07 (14h00m) PERMITIDO PERMITIDO A, B e C
Reajuste de Matrículas 22/07 (0h01m) 23/07 (14h00m) PERMITIDO BLOQUEADO A, B e C

PERFIS:

A: aluno que ingressou em semestre anterior a 2021.1 (veteranos);

B: aluno ingressante nos processos de vagas ociosas (reingresso, reopção, transferência e diplomados) e nas Engenharias de segundo ciclo do curso de Ciência e Tecnologia;

C: aluno ingressante via SISU em 2021.1, que já tenham vínculo com a UFERSA e realizaram equivalência  de disciplinas;

Ressaltamos que na etapa de reajuste de matrículas, visando otimizar a ocupação das vagas disponíveis, só poderão ser realizadas as  solicitações de inclusão de disciplinas, não sendo permitido o cancelamento de matrícula em turmas já deferidas.

➡ Matrícula nas disciplinas optativas do curso Interdisciplinar Ciência e Tecnologia

Com base na RESOLUÇÃO_CONSEPE/UFERSA_Nº 002/2016, as matrículas nas disciplinas optativas do curso de Ciência e Tecnologia serão feitas exclusivamente online pelo sistema SIGAA.

➡ Matrícula de discentes em Outro campus

Será permitida a matrícula dos discentes em outro campus, porém deve se atentar para equivalência de disciplinas. As matriculas em outro outro campus deve ser realizada através da opção “ver equivalentes a Est. curricular”. Reforçamos que os discentes devem se matricular somente nas disciplinas equivalentes, pois há situações em que, mesmo os componentes apresentando nomes e CH iguais, não ocorre a equivalência.

➡ Matrícula dos ingressantes 2021.1

A matrícula dos ingressantes é realizada automaticamente pela PROGRAD e SUTIC seguindo a estrutura curricular atual do curso.

➡ Equivalência e aproveitamento de disciplinas

Os alunos que reingressaram na UFERSA via SISU poderão solicitarão as equivalências das disciplinas já cursadas pelo SIGAA pelo caminho: SIGAA=discente=ensino=equivalência de disciplinas.

Os ingressantes que desejam aproveitar disciplinas de outras instituições deverão seguir o caminho: SIGAA=discente=ensino=Aproveitamento de disciplina, observando os períodos especificados abaixo:

• 19/07/2021 a 23/07/2021: solicitação de aproveitamento de componentes nos quais se encontra matriculado no período 2021.1;
  • 26/07 a 29/11/2021: solicitação de aproveitamento de componentes em que não esteja matriculado, para lançamento no semestre posterior.

➡ Matrícula dos ingressantes das Engenharias 2021.1

A equivalência das disciplinas já cursadas no curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia devem ser realizadas via SIGAA acessando caminho: SIGAA=discente=ensino=equivalência de disciplinas.

➡ Horários e quantidade de vagas nas turmas

Problemas de choque de horários e de quantidade de vagas nas turmas devem ser tratados com as coordenações de curso. Os contatos estão disponíveis na página dos cursos de graduação

Orientações específicas:

• O formato (remoto ou presencial) da disciplina estará disponível no “local” da disciplina.
  • Capacitações sobre o formato remoto estão disponíveis na página: http://youtube.com/neadufersa
  • Novas capacitações serão realizadas durante o período de 12/07 a 16/07/2021.
  • Alunos que estiverem com dois vínculos devido ao reingresso, terão o vínculo anterior cancelado somente após o processamento no dia 15/07/2021.
  • Alunos que necessitam se matricular apenas em estágio ou TCC não é necessário efetuar matrícula em outros componentes. No período correto devem procurar a coordenação do curso para se matricular .
  • Discentes que solicitarão aproveitamento de disciplinas deverão enviar e-mail para coordenação do curso para matrícula fora do prazo após o resultado do aproveitamento.
  • Aqueles que desejarem cancelar o vínculo com a instituição deverão solicitar via SIGAA na opção SIGAA=>portal discente=>ensino=>cancelamento de vínculo institucional.
  • Alunos possíveis formandos no semestre 2021.1 devem enviar e-mail para as coordenações no caso de problemas de turmas com choque de horário. Os contatos estão disponíveis na página dos cursos de graduação
  • Excepcionalmente devido ao Pandemia, nos termos do Art. 18 da Resolução CONSEPE/UFERSA Nº 005/2020, os discentes poderão solicitar a exclusão de disciplinas até o último dia letivo. Esta solicitação se dá via SIGAA na opção Portal do Discente > Ensino > Excluir Disciplinas. Esta exclusão é irreversível.

Informações úteis:

Portal Discente: Portal com as principais informações acadêmicas destinadas aos discentes.

Seção I – MENUS E TELAS DO SIGAA – Passo a passo de como realizar solicitação de matrícula online

Seção II – CRITÉRIOS DE PRIORIDADE NAS MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Seção III – CALENDÁRIO –  2021.1

Seção IV – Dúvidas

Mossoró, 09 de julho de 2021.